Meninos do Wako

Fotorreportagem Fernando Filipe, fotógrafo natural do Troviscal, esteve na missão do Wako, em 2011, onde trabalha o seu tio, Frei Gil Filipe (na foto abaixo; o frade dominicano, também do Troviscal, é sobrinho do patrono do Colégio Frei Gil, de Bustos). O que estava para ser um trabalho do final do curso de fotografia, entretanto substituído por outro conjunto de fotos, deu origem a uma exposição solidária na Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. A exposição de 25 fotografias pode ser vista até ao dia 23 de fevereiro.

O fotógrafo esteve três meses em Wako-Kungo (Kuanza-Sul, Angola), junto do seu tio, que reside na missão há mais de 30 anos. “Fiquei impressionado com a alegria das crianças, a capacidade de improvisarem brincadeiras com poucos meios, a paixão pela camisola de um clube português, a resistência nas dificuldades”. “Lá, entendemos a vida de outra forma. Todos os jovens [os de cá] deveriam ter uma experiência destas, porque muda a forma de pensar”.

A exposição tem objetivos solidários. Não se paga para ver. Mas quem quiser pode comprar as fotos (40×25 cm, 80 euros) ou os postais (1 euro por postal ou 26 postais por 20 euros). Até à semana passada, tinham sido angariados mais de 500 euros, que revertem totalmente para a missão de Wako-Kungo. Fernando Filipe pensa em expor o mesmo conjunto noutros locais, sempre com a mesma finalidade solidária.