46 catecúmenos adultos realizaram rito da «inscrição do nome» no I Domingo da Quaresma na Sé de Évora

Celebração, presidida por D. Francisco José Senra Coelho na Sé de Évora, assinalou o início da etapa final de preparação para os sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia.

A Sé de Évora acolheu ontem, dia 22 de fevereiro, a celebração da eucaristia, no I Domingo da Quaresma, presidida por D. Francisco José Senra Coelho e na qual se realizou o Rito da Inscrição do Nome de 46 catecúmenos adultos da Arquidiocese de Évora.

Os catecúmenos, provenientes das paróquias de Nossa Senhora Auxiliadora (Évora), Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa), Nossa Senhora de Fátima (Évora), Oriola, Reguengos de Monsaraz, Coruche, Samora Correia, Sé – Pastoral Universitária e Senhora da Saúde (Évora), escutaram o pedido do prelado a que “este tempo catecumenal seja oportunidade para aprofundar a Palavra de Deus, que será a vossa sabedoria”.

Um coração novo pelos sacramentos

Evocando o Evangelho deste primeiro domingo da Quaresma, que aborda a cena das tentações de Jesus no deserto, o arcebispo alertou para “o equívoco do pai da mentira, que vem para nos dividir”, sublinhando que, muitas vezes, “fazemos o mal que odiamos e não fazemos o bem que amamos”.

D. Francisco José Senra Coelho recordou ainda que, embora se cuide da aparência exterior e da fome física, frequentemente se desvaloriza a dimensão espiritual.

 “Quando Jesus responde que ‘não só de pão vive’ o homem, percebemos que cuidamos pouco da nossa fome espiritual”.

Dirigindo-se diretamente aos catecúmenos o prelado desafiou cada um a fazer do tempo de catecumenado “lugar de pertença fiel à comunidade cristã e à comunidade paroquial onde, semana a semana, recebereis a Palavra de Deus, que vos alimenta e dá luz para escolher o bem”.

 “Nos Sacramentos da Iniciação Cristã o Senhor quer dar-vos um coração novo, que se alimenta na Eucaristia”, sustentou.

Apelo quaresmal e compromisso solidário

No contexto do tempo litúrgico, o Arcebispo citou a Mensagem para a Quaresma 2026 do Papa Leão XIV, recordando que este é “o tempo de voltar a colocar o mistério de Deus no centro da nossa vida”.

Aos fiéis, presentes na Sé Eborense, exortou “a acompanhar os catecúmenos eleitos” e a prepararem-se para “os acolher nas comunidades paroquiais”.

Citando ainda o Santo Padre, apelou à renovação do compromisso comunitário, nomeadamente à “abstinência das palavras”, incentivando os fiéis a medir a linguagem “em todos os ambientes que vivemos”, para que “as palavras de ódio possam dar lugar a palavras de esperança e de paz”.

Caminho rumo à Vigília Pascal

Com a celebração da inscrição do nome, os 46 catecúmenos iniciam a fase final do seu percurso rumo aos sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia, que tradicionalmente são celebrados na Vigília Pascal.

Desde os primeiros séculos da Igreja, o catecumenado constitui um itinerário estruturado de fé, que integra diferentes etapas — do pré-catecumenado ao rito de eleição — culminando na plena inserção na vida sacramental e comunitária. Após a receção dos sacramentos da iniciação cristã, os novos fiéis continuam o seu aprofundamento na fé e a integração progressiva nas comunidades paroquiais.

Educris com Departamento Comunicação Arquidiocese de Évora |24.02.2026

Scroll to Top