Aveiro: «A nossa Diocese dá hoje passos significativos na corresponsabilidade laical», afirma D. António Moiteiro

Aveiro institui 52 leigos em ministérios laicais — primeira celebração em Portugal após dois anos de caminho sinodal

A Diocese de Aveiro instituiu este domingo 29 catequistas, 10 leitores, 8 acólitos e conferiu mandato a 5 leigos para o serviço da caridade, numa celebração inédita em Portugal pela sua dimensão e pelo percurso sinodal que a antecedeu.

A cerimónia, presidida por D. António Moiteiro na Sé de Aveiro, marcou a conclusão de quase dois anos de escuta comunitária, formação e discernimento, constituindo a primeira vez que o Antiquum Ministerium é conferido a um grupo tão numeroso no país. Até agora, apenas três catequistas tinham sido instituídas em Portugal: Fátima Castro (Braga), Elisabete Nunes (Aveiro) e Rita Santos (Lisboa). As duas últimas receberam o ministério diretamente do Papa Leão XIV, no Jubileu dos Catequistas, em Roma.

Na homilia, o bispo de Aveiro sublinhou que a instituição destes ministérios representa “passos significativos na corresponsabilidade laical na construção do Reino de Deus em terras de Aveiro”. Recordando o Motu proprio Spiritus Domini, afirmou que uma melhor configuração dos ministérios laicais “pode ajudar a Igreja a redescobrir o sentido de comunhão que a caracteriza e a iniciar um renovado compromisso na catequese e na celebração da fé”.

D. António Moiteiro destacou que os ministérios instituídos são “uma verdadeira vocação”, um “chamamento da Igreja que reconhece nos leigos um projeto divino para servir o Povo de Deus” e lembrou que estes ministérios “correspondem a uma verdadeira necessidade”, devendo, por isso, ser exercidos “em comunhão com a Igreja”, com estabilidade e sendo “estáveis e prolongados no tempo”.

Dirigindo-se aos novos ministros, D. António Moiteiro sintetizou a missão de cada grupo, recordando primeiro aos catequistas que, ao receberem o Crucifixo, são chamados a “receber este sinal da nossa fé e a anunciá-lo com a vida, os costumes e a palavra”. Aos leitores, sublinhou o compromisso de “anunciar fielmente a Palavra de Deus, para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens”. Já aos acólitos, o bispo destacou o significado do gesto litúrgico: «Recebe o vaso com o pão e vive de tal modo que possas servir a mesa do Senhor e da Igreja». Por fim, dirigindo-se aos leigos mandatados para o serviço da caridade, o prelado deixou o apelo a “entregar-se generosamente ao auxílio dos irmãos com todo o coração e com todas as forças”.

O bispo de Aveiro enquadrou ainda a celebração na solenidade de Cristo Rei, recordando que cada cristão é chamado a entregar “um reino de verdade e de vida, de santidade e de graça, de justiça, de amor e de paz”. A partir da figura de Jesus no caminho do Calvário — “sinal de contradição” e, ao mesmo tempo, de misericórdia — convidou os novos ministros a serem construtores desse Reino.

“Que Maria vos abençoe e acompanhe na vossa missão”, concluiu.

Imagem: PQ

Educris|24.11.2025

 

Scroll to Top