Formação de Catequistas
Formação de Catequistas
O Plano de Formação de Catequistas apresenta-nos um itinerário formativo inspirado no modelo da catequese de adultos, tendo em conta as tarefas essenciais da catequese, que implicam o ser, o saber, o saber fazer, o saber estar em e o saber estar com (cf. DC 136), dimensões essenciais da formação do catequista. Uma formação que se propõe «ritmada por etapas, progressiva, sistemática e orgânica» e que tem «como base o encontro com Jesus Cristo que dá à vida do catequista «um novo horizonte e, desta forma, um rumo decisivo» (Deus Caritas est – DCE 1).
Numa primeira etapa, o Plano prevê um tempo de sensibilização sobre o chamamento, a beleza da vocação e a missão do catequista, radicada na vocação batismal, e uma formação inicial que abre horizontes sobre o ser catequista, face à identidade, finalidade e tarefas da sublime arte de catequizar. Na segunda etapa oferece a Formação Fundamental, um percurso base que se propõe despertar no catequista o desejo de acolher o convite de Jesus «“Vinde e vereis.” Foram, pois, e viram onde morava e ficaram com Ele nesse dia (Jo 1, 39)». Certos de que, seguir e ficar, gera a capacidade de proclamar com a vida e na missão «o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplámos e as nossas mãos tocaram, isso vos comunicamos (1 Jo 1,1)».
– Percurso Ser Catequista
Este percurso de formação inicial para começar a exercer o ministério do catequista é composto por um tempo de formação mais alargado, mediante o qual se procura aprofundar a identidade do catequista de hoje, a especificidade da prática da catequese na Igreja e capacitar o catequista para o exercício deste serviço. Embora se procure iniciar o catequista em todas as dimensões da sua formação, este primeiro tempo formativo centra-se na identidade do catequista, dado o cariz vocacional deste ministério.
Hiperligação para Ser Catequista – Livro do Formador e Formando
– Formação Fundamental
Pretende-se garantir ao catequista as “competências para o exercício da sua missão” e prepará-lo para responder às exigências da implementação do Itinerário de iniciação à vida cristã, em que a catequese se entende como «caminho de iniciação à vida cristã em todas as suas dimensões que, graças sobretudo aos três Sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia, introduzem no mistério de Cristo e da sua Igreja e realizam o processo de tornar-se cristão».
Esta Formação Fundamental tem como objetivos gerais:
- Aprofundar a formação inicial;
- Adquirir uma preparação específica para o exercício do ministério de catequista;
- Viver com alegria o seguimento mais empenhado de Jesus Cristo e o compromisso mais esclarecido com a Igreja, participando mais conscientemente na sua missão evangelizadora.
Para atingir estes objetivos e pelas suas características teológico-catequéticas, a Formação Fundamental organiza-se em vários tempos ou módulos:
Módulo 1: Análise crente da realidade
Módulo 2: A alegria de evangelizar
Módulo 3: A comunicação da fé
Módulo 4: Celebração da fé e espiritualidade
Módulo 5: A mensagem cristã
Módulo 6: Itinerário de acompanhamento das práticas catequéticas
Hiperligação para os recursos antigos.
– Encontro Nacional de Catequese
O Encontro Nacional de Catequese é um encontro promovido pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), da Conferência Episcopal Portuguesa, e organizado em conjunto com o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).
Reúne responsáveis pela catequese e respetivas equipas de todas as dioceses portuguesas para formação, partilha e reflexão sobre temas relevantes para a catequese no país.
Este encontro realiza-se anualmente e a sua sede rotativa muda de ano para ano, sendo acolhido por todas as dioceses portuguesas.
Os encontros têm como objetivos:
- Formação teológica e pastoral, como conferências sobre temas importantes à missão do catequista;
- Reflexão sobre o papel e identidade do catequista, incluindo debates sobre a instituição formal do ministério do catequista e os seus desafios pastorais na Igreja contemporânea;
- Partilha de experiências e boas práticas entre secretariados diocesanos e agentes de catequese;
- Momentos de oração e celebração eucarística, que reforçam a dimensão espiritual do serviço à catequese.
Hiperligação para textos, vídeos das edições anteriores
– Jornadas Nacionais de Catequistas
As Jornadas Nacionais de Catequistas são um encontro anual promovido pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), orgão da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
Este encontro reúne catequistas e outros envolvidos na catequese de todo o país para formação, reflexão, partilha e espiritualidade.
As Jornadas realizam-se geralmente em outubro e têm lugar no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.
Os principais objetivos das Jornadas incluem:
- Formação e aprofundamento teológico e pastoral sobre temas centrais da fé e da catequese;
- Reflexão atualizada sobre documentos e itinerários catequéticos, como o itinerário de iniciação à vida cristã;
- Promoção da comunhão fraterna entre catequistas de diferentes dioceses, fortalecendo a missão evangelizadora;
- Oração e celebração litúrgica, integradas no próprio encontro.
As Jornadas Nacionais de Catequistas são consideradas uma oportunidade de renovação espiritual e formação contínua, ajudando os agentes de catequese a abraçar os desafios atuais da transmissão da fé e a aprofundar a compreensão e vivência cristã nas suas comunidades.
Hiperligação para textos, vídeos das edições anteriores
