Lisboa: FORCIM promove encontro sobre legado do Papa Francisco nas migrações

Iniciativa assinala o Dia da Justiça Social, a 20 de fevereiro, e reúne agentes pastorais, jovens e sociedade civil na paróquia da Damaia, no Patriarcado de Lisboa.

O Fórum de Organizações Católicas para a Imigração e Asilo (FORCIM) promove, no próximo dia 20 de fevereiro de 2026, um encontro dedicado ao «Legado do Papa Francisco e as Migrações», por ocasião do Dia da Justiça Social.

A iniciativa terá lugar às 15h00, na paróquia da Damaia, no Patriarcado de Lisboa e pretende “constituir-se como um espaço de escuta e diálogo sobre os desafios atuais da mobilidade humana”.

Num “contexto marcado por tensões sociais e políticas em torno das migrações”, o FORCIM sublinha a “urgência de reunir agentes pastorais da Igreja, jovens, membros da sociedade civil e pessoas em contexto de mobilidade humana”, para refletir sobre “as mensagens e orientações deixadas pelo Papa Francisco”.

Segundo a organização, trata-se de um “convite aberto à participação e à corresponsabilidade”, procurando “fortalecer redes de proximidade e solidariedade junto das pessoas migrantes e refugiadas”.

As inscrições são realizadas até 19 de fevereiro, através de formulário online disponibilizado pelo FORCIM. O encontro decorre na paróquia da Damaia, às 15h00, e é dirigido a todos os que desejem contribuir para uma reflexão partilhada sobre justiça social e migrações.

Educris|16.02.2026

Scroll to Top