A LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, vai realizar nos dias 8 e 9 de junho próximo, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, Lisboa, o seu XV Congresso Nacional. Este órgão de decisão, que reúne de três em três anos, congrega delegados dos grupos de base e outros membros deste movimento, representantes de organizações e associações civis e religiosas, da Comissão Nacional do Apostolado Laical e Família, de movimentos congéneres da Europa e do Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos.
Desta atividade, destacamos a avaliação à vida e ação do Movimento dos últimos três anos através da apresentação dos Relatórios de Atividades e Contas do Exercício, a eleição dos novos coordenadores nacionais e a reflexão e aprovação das Linhas de Orientação para o próximo triénio.
O documento de Linhas de Orientação, com a temática “Sociedade justa e sustentável, com trabalho para todos” foi elaborado a partir das Revisões de Vida Operária dos grupos e melhorado posteriormente pelas novas propostas vindas dos militantes locistas. Entre a apresentação e a aprovação deste documento vai haver um espaço de aprofundamento sobre as razões do nosso compromisso cívico e cristão, apresentado pelo Frei Fernando Ventura.
Nas Linhas de Orientação e nas reflexões do Congresso estão presente as principais angústias e sofrimentos que fazem parte das vidas de tantos homens e mulheres do mundo do trabalho; a desvalorização e a destruição do trabalho humano, expressos no elevado número de desempregados, na precariedade, insegurança e baixos salários dos novos empregos; no empobrecimento generalizado da população, na minimização e debilitação da proteção e da segurança social.
Estas e outras realidades exigem a intervenção e o compromisso cívico urgente tal como aponta este documento. O trabalho digno e justamente remunerado é pilar fundamental do progresso, centrado na pessoa, que prioriza a justiça social, a distribuição da riqueza e respeita a sustentabilidade dos recursos naturais.