A Assembleia começou com o Cântico, “Dá-nos um Coração”, e as boas vindas pela Coordenadora de Tomar.
Ao longo da tarde foram tratados vários assuntos da vida interna do Movimento tendo sido analisados e aprovados o relatório da actividades e as contas do ano anterior (2014/2015), que revelam o muito que foi feito, onde salientamos o Encontro Nacional de Trabalhadores em Coimbra. Foram também aprovados o Plano de Acção e Orçamento para o próximo ano (2015/2016), com os anseios e preocupações dos militantes da nossa Diocese. Houve ainda um tempo para um Comentário sobre o Voz de Trabalho, palavras da representante do MAAC que esteve presente, e em representação da Equipa Executiva Nacional, participou na Assembleia o Coordenador Nacional, José Augusto Paixão que saudou os presentes, e falou sobre o programa da Equipa Nacional, salientando o XVI Congresso que se realiza a 10 e 11 de junho em Braga, que tem por base o “Compromisso Cívico e Cristão – Razão de Esperança, para um novo modelo de Sociedade, Justa e Fraterna”.
No tempo de formação o nosso Assistente padre Luciano falou sobre “Compromisso Cívico e Cristão”, onde salientamos o seguinte: VER – .”É neste mundo concreto de capacidades e de contradições, que os cristãos vivem e, muitas vezes, são também eles afectados pelo espírito empobrecedor reinante do individualismo, do relativismo e de muitas situações e comportamentos, que os tornam, não raro, objecto de críticas e de julgamentos, rigorosos e de pouca compreensão” JULGAR – E que mundo é este? O mundo que Deus ama como desígnios de salvação, porque é o mundo das pessoas. Só estas são capazes de voltar a dar à natureza criada a beleza e a bondade da criação na consciênciade que tudo o que existe na obra da criação foi feito por todos, para que todos, pela fé em Jesus Cristo, acolham e percebam os projectos de Deus, que estão acima da simples compreensão humana” AGIR – “O grande desafio que se põe aos cristãos comporta a necessidadede uma formação que esclareça os que querem ser verdadeiros discípulos de Cristo, homens e mulheres, os molde pela novidade da Evangelho, e os ajude a viver e agir no seu mundo concreto, com todas as suas potencialidades e oportunidades, contradições e limites, que o mesmo mundo comporta”.
Procedeu-se depois à Eleição do novo Coordenador tendo sido eleito pelos militantes, António Júlio Martinho do grupo de Torres Novas. O novo Coordenador, lembrou que embora com alguns condicionalismos que tem, resolveu aceitar pois este é um trabalho de equipa, e por fim agradeceu a confiança que os militantes lhe deram.
Seguiu-se a Celebração Eucarística, presidida pelo Assistente Diocesano, durante a qual três novos militantes apresentaram a sua adesão à LOC/MTC, e por fim, o lanche-convívio partilhado.
A Equipa Diocesana de Santarém