Por ocasião do Dia Internacional do Migrante, a Plataforma Internacional de Cooperação e Migração (PICM) deseja manifestar o seguinte:

1 – Reclama um olhar sereno e calmo na análise dos fenómenos migratórios, que propiciam inúmeras oportunidades e situações, dentro e fora da UE.

2 – Pede que seja dada uma maior atenção no âmbito cultural e educativo aos migrantes de todas as idades, com a implementação de medidas específicas, dado que nos encontramos perante o grande desafio de uma crescente diversidade étnica, religiosa e linguística nos nossos países.

3 – Sublinha o importante trabalho de assistência direta ao imigrante levado a cabo pelas organizações sociais, que merecem o apoio das administrações públicas e das instituições europeias pelo seu papel a favor da coesão social.

4 – Defende a dignidade de todas as pessoas, bem como os seus direitos e liberdades individuais, que devem ser salvaguardados perante as ameaças existentes.

5 – Considera que os sindicatos e demais organizações de trabalhadores têm uma grande responsabilidade na abertura aos estrangeiros, no acolhimento dos trabalhadores imigrantes e no combate às ideologias xenófobas.

6 – Convida as organizações membro da PICM e o público em geral a aderirem às cerimónias do Dia Internacional do Migrante, em 18 de dezembro.

Em Marselha, 3 de dezembro de 2016