“Também as crianças têm a sua própria actuação apostólica. Segundo as suas forças, são em verdade testemunhos vivos de Cristo entre os companheiros” (Decreto sobre o Apostolado dos Leigos do Concílio Vaticano II, capítulo 3, número 12)

Em Portugal, o movimento de crianças (MAC) nasceu em finais dos anos 70, após contactos efectuados por responsáveis do M.I.D.A.D.E.* e do movimento JUNIOR (Espanha) com um grupo de pessoas de Lisboa. Em 1982, começaram a reunir-se na diocese de Lisboa três grupos de crianças, de uma forma regular e coordenada, e independente de outros movimentos da Acção Católica. Nos anos seguintes, tem lugar a 1ª Assembleia Nacional de Animadores do MAC (1984) e acontece a adesão formal do MAC ao M.I.D.A.D.E.* (1986). (Movimento Internacional de Crianças)

Em 1995, o Movimento muda a sua designação, de MAC (Movimento de Apostolado de Crianças) para MAAC (Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças), na sequência de uma solicitação das crianças e adolescentes na Assembleia de Crianças. Mais recentemente, a Conferência Episcopal aprova os actuais Estatutos do MAAC (2001), reconhecendo-o como um movimento de crianças que faz parte da Acção Católica portuguesa. Ao longo dos últimos trinta anos, o MAAC estendeu-se a outras zonas do país, estando hoje presente em nove dioceses.

*O M.I.D.A.D.E. (Movimento Internacional de Apostolado de Crianças) é uma Organização Internacional Católica (O.I.C.), que está presente em 41 países do mundo: na África, na América Latina, no Canadá, no Médio Oriente, no Oceano Índico, na Europa e nas Caraíbas. É um movimento internacional de crianças, que lhes permite organizarem-se e agirem para defender os seus direitos e, assim, contribuirem na construção de um mundo de justiça e paz. Na génese do M.I.D.A.D.E. esteve o processo de abertura a outros países pelo movimento de crianças francês Coeurs Vaillants-Ames Vaillantes, que se veio a concretizar com a criação da CIM – Comissão Internacional do Movimento (1958), com o aparecimento da sigla “M.I.D.A.D.E.” no 2º Encontro Internacional realizado em Roma (1966) e, mais tarde, com o reconhecimento do M.I.D.A.D.E. como O.I.C. pelo Vaticano (1973). A 17 de Outubro de 2009 foram aprovados os estatutos do MIDADE pelo Vaticano.