(00 351) 218 855 470 ocpm@ecclesia.pt

Bispos europeus chamam fiéis a dar um sinal de esperança

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará nas trevas, mas terá a luz da vida. ” (João 8:12)

Em vista das próximas celebrações do domingo de Páscoa, H. Em. Cartão. Jean-Claude Hollerich SJ e H. Em. Cartão. Angelo Bagnasco, respectivamente presidentes da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) e do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), convida todos os católicos a espalhar uma mensagem de esperança acendendo uma vela janela na véspera da Páscoa.

“É uma mensagem pequena, porém significativa e simbólica de esperança, neste momento histórico e dramático em que milhões de pessoas na Europa e no resto do mundo são afetadas por muito sofrimento e incerteza causada pela pandemia de Covid-19” – afirmam os dois líderes da Igreja Católica na Europa.

Esta iniciativa também visa reforçar o senso de comunidade na UE e em todos os países europeus. O atual contexto de medo nos leva a desconfiar do outro, que é percebido como um perigo potencial. “Mais do que nunca – dizem os dois cardeais – devemos cultivar os sulcos da irmandade: é unido e unido que venceremos esse flagelo”

Já em 12 de março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente o surto de coronavírus uma pandemia, os dois líderes da Igreja fizeram uma oração comum a Deus por ajuda, conforto e salvação.

Naquela ocasião, os dois cardeais se uniram ao papa Francisco reiterando a proximidade da Igreja a todos os que se debatem devido à pandemia: as vítimas, suas famílias e todos os profissionais de saúde, voluntários e fiéis que estão na linha de frente, cuidando das pessoas afetadas e trazendo-lhes alívio.