PRESS RELEASE
O movimento dos leigos scalabrinianos
29º Fim de Semana de Formação:
Clairefontaine (Bélgica) 14-15 de abril de 2018
O Movimento dos Leigos Scalabrinianos está a organizar um Fim-de-semana de Formação no Centro de Acolhimento Clairefontaine para aprofundar e compreender melhor a realidade migratória que afeta nossa sociedade. A sessão terá lugar nos dias 14 e 15 de abril, com o tema: “Jovens daqui e de outros lugares que enfrentam a migração: que compromissos para o futuro? ”
O encontro tem como objetivo incentivar e estimular nos participantes uma reflexão sobre a juventude de hoje, em comunhão com a preocupação da Igreja que, em outubro, celebra em Roma, um Sínodo sobre “Juventude e o significado da vida “.
Oradores: Tobias Kessler, teólogo do Instituto “Sankte Georgen” em Frankfurt-am-Main (Alemanha), Paul Galles da Caritas-Jeunes (Luxemburgo), Tatiana Gonzales, voluntária com migrantes sazonais em Manfredonia (Itália), Nathalie Vassalo, voluntário com refugiados em Salónica (Grécia), e depoimentos de jovens da Caritas-Luxemburgo, voluntários do centro de imigração em Calais (França).
A reunião anual é organizada em Clairefontaine pelos Missionários Scalabrinianos do Luxemburgo, França e Bélgica para a formação dos leigos, comprometidos com migrantes e refugiados.
Diversidade de participantes: adultos, jovens e crianças; migrantes e refugiados; Italiano, Português, Luxemburguês, Francês, Belga, Armênio, Congolês, Colombiano, Brasileiro… leigos, freiras e padres.
Os participantes vêm de Arlon, Paris, Hersérange, Longwy, Rodange, Dudelange, Hayange, Talange, Nancy, Metz, Esch-sur-Alzette … Este encontro, tão diverso, valoriza a partilha e facilita a conscientização da experiência. migratória e, ao mesmo tempo, quer estudar e analisar as causas que levam os migrantes a deixar o país.
Hoje, muitas migrações são resultado de precariedade econômica, falta de bens essenciais, desastres naturais, guerras e distúrbios sociais.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer as 20 medidas propostas pelo Papa Francisco sobre Migração e Refugiados, em discussão nas Nações Unidas. Esta é uma boa oportunidade para todos os participantes entenderem melhor a realidade migratória que todos nós enfrentamos em nossas paróquias e associações.
Rui Pedro
Esch/Alzette – Tel. 54 06 69
Tradução livre OCPM