Senhor Deus, Tu que nos confiaste a terra para a tornar habitável,

Tu que queres ver a felicidade que vem do trabalho,

Olha o estado em que se encontra este mundo, as nossas condições de trabalho, as nossas alegrias e tristezas.

Vós sabeis, queremos um TRABALHO DIGNO, quer dizer, que seja satisfatório e respeitoso da nossa saúde, que valorize todo o nosso ser; e, para nossa desgraça, muitas vezes trabalhamos contrariados: Os horários por turnos, o mau ambiente entre colegas e com as chefias, a pressão de fazer mais… tudo isto nos tira vontade de viver.

Senhor Deus, também sabemos, graças ao teu Filho Jesus, que tu és um Deus que cuidas de todos os que sofrem e trabalham, que são explorados e amachucados.

Através da parábola dos trabalhadores da 11ª hora (Evangelho de S. Mateus, 20) deixas-nos uma mensagem importante: aos trabalhadores que suportaram o calor e o peso do dia, como aos trabalhadores da última hora, repetes que o essencial não está no salário, ainda que seja necessário para viver. Dizes-nos que o mais importante é:

O RECONHECIMENTO da pessoa humana e do trabalho bem feito

-A ALEGRIA que a nossa participação na Tua criação nos traz

-O COMPROMISSO de tornar realidade o Teu reino de Justiça e de Paz

Senhor, ajudai-nos a cada um de nós e aos líderes políticos e económicos deste mundo, para que juntos possamos criar as condições para um trabalho digno.

Senhor, abre os corações de todos para que o trabalho digno não esteja reservado a uma elite, ou a uma categoria de trabalhadores, ou a países economicamente fortes, mas que seja uma realidade ou um projecto para TODOS os trabalhadores de TODOS os países.Isto Te pedimos com toda a força da nossa Fé e Esperança. Ámen!