09 de maio na história de Aveiro

1648 — Foi passada provisão em que El-Rei D. João IV fez mercê ao Licenciado Simão da Costa de se lhe continuar a pagar a ordenado de 10.000 réis anuais, por curar em Aveiro de cirurgia, tanto mais que havia quarenta e oito anos que servia nesta vila com muita satisfação, curando, gratuita e desveladamente os religiosos, os pobres e os doentes nos hospitais.

1756 — O vigário da freguesia de Nossa Senhora da Apresentação, da então vila de Aveiro, Frei António da Cruz, deu a sua informação sobre os efeitos do terramoto de 1 de Novembro de 1755, respondendo assim ao inquérito ordenado pelo Marquês de Pombal.

1844 — Tendo emigrado, José Estêvão Coelho de Magalhães chegou a Salamanca, donde seguiu para Paris.

1899 — Faleceu em Lisboa Augusto Soromenho, Filho, que seguiu a carreira militar e foi funcionário público; muito inteligente, publicou diversos trabalhos, entre os quais o Dicionário Corográfico Postal.

1928 — Foi sepultado em Aveiro, no mesmo jazigo onde fora depositado o cadáver de sua esposa D. Zulmira de Magalhães Lima Henriques, o egrégio sábio e professor, incansável investigador e botânico de renome internacional, Dr. Júlio Augusto Henriques, que faleceu na cidade de Coimbra, no dia 8 deste mês.

1958 — No tribunal judicial de Oliveira de Azeméis, ao concluir com êxito um julgamento, foi acometido de doença súbita, falecendo pouco depois, o advogado aveirense Dr. José de Almeida Silva e Cristo, pobre de bens materiais e de saúde, mas rico de talentos e de bondade.

1965 — O Sport Clube Beira-Mar, ganhando o Campeonato de Futebol da II Divisão Nacional ascendeu, pela segunda vez, à I Divisão Nacional daquela modalidade, onde se manteve durante duas épocas seguidas.

1970 — Foi entregue ao «Lions Club» de Aveiro a «Carta Constitutiva».

1983 — A Câmara Municipal de Aveiro deliberou atribuir a medalha de ouro da cidade à Companhia de Salvação pública Guilherme Gomes Fernandes – Bombeiros Novos, pela passagem do 75.º aniversário da sua fundação e em reconhecimento dos altos serviços prestados à comunidade.

Fonte: “Calendário Histórico de Aveiro”, de António Christo e João Gonçalves Gaspar.