09 de Novembro na História de Aveiro

1578 — Segundo uma nota que existia no cartório do Convento Dominicano de Nossa Senhora da Misericórdia, de Aveiro, faleceu neste dia D. Frei Jorge de Santa Luzia, bispo de Malaca. O «Agiologio Lusitano» anota a sua morte em 18 de Janeiro de 1579.

1585 — Faleceu em Aveiro, no Mosteiro de Jesus, a Madre Prioresa D. Margarida Tavares, filha de Simão Tavares, terceiro senhor de Mira, que deixou fama de virtuosa, inteligente e conhecedora da língua latina.

1699 — Foi passada carta de familiar do Santo Ofício a Diogo da Silva Varela, morador em Aveiro.

1721 — Uma cura extraordinária, verificada neste dia em Aveiro, foi atribuída à devoção ao cruzeiro do Senhor das Barrocas – o que teria incentivado o culto a esta simples e popular imagem.

1757 — Foi passada carta de apresentação da vigararia da igreja da Vera-Cruz, da vila de Aveiro, ao Padre Manuel dos Santos Pereira.

1792 — Pela acta de uma sessão, que a Irmandade do Santíssimo Sacramento, com sede na igreja de S. Miguel, realizou neste dia, sabe-se que o edifício em cujo local se construíram os actuais Paços do Concelho, datados de 1797, era usufruído por António Rodrigues da Silveira, residente em Aveiro, o qual pagava anualmente àquela Irmandade o foro de 2.303 réis.

1793 — João Marques Saraiva de Figueiredo, exímio ourives aveirense e alferes das Ordenanças da freguesia de S. Miguel, foi, em atenção aos seus relevantes serviços, promovido ao posto de capitão, cargo de que viria a ser exonerado, a seu pedido, em 12 de Abril de 1804.

1839 — Em sessão da Junta de Paróquia de Requeixo, obedecendo ao Código Administrativo, foi feito o recenseamento dos cidadãos – homens – que estavam em circunstâncias de votar e ser votados como membros da Câmara Municipal do concelho de Eixo – o que deu como resultado: Requeixo – 52; Taipa – 38; Carregal – 11; Sanguinheira – 6; Mamodeiro – 39; Perajorge – 7; Póvoa do Valado – 48.

1856 — Foram eleitos deputados pelo círculo de Aveiro José Estêvão Coelho de Magalhães, António Luís de Seabra, mais tarde visconde de Seabra, e Francisco António de Resende.

1908 — O Conselheiro José Ferreira da Cunha e Sousa terminou a redacção da sua «Memória de Aveiro, no século XIX», interessante e por vezes minucioso documento sobre a cidade e os seus monumentos e instituições. O manuscrito foi publicado em 1940, no volume VI do «Arquivo do Distrito de Aveiro».

1918 — Iniciou a sua publicação “A Concórdia”, semanário republicano evolucionista, dirigido por M. Ferreira Lavrador.

1976 — Por portaria desta data, foi instituído o Centro de Saúde Mental, criado por despacho de 13 de Julho de 1970.

Fonte: “Calendário Histórico de Aveiro”,

de António Christo e João Gonçalves Gaspar.