1609 — Foi dada informação para carta de familiar do Santo Ofício referente ao Licenciado Manuel Dias, arcipreste na vila de Aveiro, donde era natural.
1731 — Foi passada provisão de qualificador do Santo Oficio a Frei João Moreira, religioso franciscano da Província da Soledade, morador no seu Convento de Santo António de Aveiro, lente de Teologia de Prima, natural da freguesia do Salvador, Maia.
1799 — Nasceu em Aveiro o Dr. Francisco Tomé Marques Gomes, magistrado distinto, que prestou importantes serviços à sua terra natal.
1801 — Nasceu o ilustre aveirense Dr. Joaquim Pedro Dias Santiago, que foi juiz de fora em Penamacor e se dedicou com êxito à advocacia e à agricultura.
1808 — O bispo de Aveiro D. António José Cordeiro expediu uma ordem, muito importante, reconhecendo a legitimidade da Junta Provisional do Supremo Governo do Porto e recomendando aos párocos e capelães que instruíssem os povos nos seus deveres para com o Príncipe Regente D. João e os animassem a concorrer com donativos de guerra para a defesa da Religião e do Estado. O seu patriótico apelo foi ouvido e correspondido em toda a Diocese.
1832 — Professou no Convento das Carmelitas, de Aveiro, D. Ana Rita do Espírito Santo, natural de Vila do Conde. Esta foi a última profissão religiosa aí realizada.
1852 — José Estêvão Coelho de Magalhães, num relance de génio para o futuro económico do país, apresentou no Parlamento o projecto de lei da construção do caminho-de-ferro entre Lisboa e o Porto.
1857 — Deu-se início à construção da capela do Santíssimo Sacramento, na igreja matriz de Eixo, «debaixo da protecção do Ilustríssimo Senhor Sebastião de Carvalho Lima, nosso honrado patrício e amigo»; ficando concluída em Agosto de 1859, foi benzida em 24 de Setembro seguinte.
1889 — Saiu o primeiro número do jornal “Os Sucessos”, que regularmente se viria a publicar aos sábados; dirigido por António Maria Marques Vilar, era de cariz político, religioso, literário e noticioso.
1947 — Realizou-se em Aveiro o primeiro concurso de pesca desportiva.
1975 — Os cristãos da Diocese de Aveiro, concentrados nesta cidade em dezenas de milhar, manifestaram-se publicamente pelo «direito do Povo Português à informação livre e objectiva», solidarizando-se outrossim com os bispos na sua luta persistente pela restituição à Igreja da Emissora Católica – Rádio Renascença.
1978 — A Assembleia Municipal de Aveiro votou, por maioria absoluta, a reposição do feriado municipal no dia 12 de Maio, consagrado à Princesa Santa Joana, Padroeira de Aveiro.
Fonte: “Calendário Histórico de Aveiro”,
de António Christo e João Gonçalves Gaspar.
