Frases da Semana

Os portugueses não estão apaixonados por esta Europa. Vivem com ela por interesse.

Gonçalo Pereira

24 Horas, 20-10-07

Cada vez mais os avanços na construção europeia são feitos à custa dos pequenos países e de um afastamento entre governo e cidadãos europeus.

Editorial

Expresso, 21-10-07

Tal como a euforia foi grande, também a crise agora vencida era enorme. Não havia crise na Europa, nem na maior parte dos seus países. Não havia crises sociais e económicas graves. Não havia democracia ou estabilidade em risco evidente. Não havia diferendos militares. A Paz não estava ameaçada. Havia crise, isso sim, entre eles, entre os dirigentes políticos, entre os estados, entre as Nomenclaturas. Fizeram a crise. Resolveram-na. Entre eles. Sem os europeus. Talvez mesmo contra os europeus.

António Barreto

Público, 21-10-07

Mesmo o crente mais fervoroso convive com a dúvidas e até o ateu mais convicto não deixa de ser assaltado por um “talvez”, como dizia Unamuno. Já não pode haver lugar para a fé inquisitorial nem para o ateísmo dogmático.

Anselmo Borges

Diário de Notícias, 20-10-07

(…) Não é possível erradicar a pobreza como se de uma doença contagiosa se tratasse. Assumindo-se a dignidade da pessoa humana, será sempre necessário uma componente assistencialista, a que se chamava antigamente caridade. Deve ser feita por privados (…), mas tem tam-bém de ser paga pelo Estado. O Orçamento do Estado deve, por isso, ter uma relevante fatia para esse efeito, devendo ser concessionada a gestão de tais recursos: se os privados gerem melhor do que o Estado as auto-estradas, porque carga de água não serão capazes de gerir melhor a luta contra a pobreza?

José Miguel Júdice

Público, 19-10-07

A política não é mais uma arte de pessoas para o bem das pessoas. É uma indústria de imagens, gerida em função dos talentos mediáticos dos seus protagonistas e da reacção do barómetro das audiências.

Leonor Pinhão

Correio da Manhã, 17-10-07