II Simpósio dos Diáconos Permanentes de Portugal Decorre nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, em Fátima, o II Simpósio dos Diáconos Permanentes de Portugal, que este ano tem como tema “O Diácono, testemunha e guia da caridade e da justiça”.
D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, preside à abertura a ao encerramento dos trabalhos, enquanto presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios. A cargo de D. António Marcelino, Bispo emérito de Aveiro, está a reflexão sobre duas temáticas: “Num mundo de pobres, uma Igreja serva” e “Novas fronteiras que se abrem à caridade do Diácono”. Ainda no primeiro dia, D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, reflecte sobre “O Diaconado: do passado para o futuro”, havendo ainda espaço para um painel sobre “o que pede e espera a Igreja do Diácono, hoje?”. No segundo dia, o Diácono Poças e sua esposa, da Diocese de Aveiro, reflectem sobre “o ministério diaconal na perspectiva familiar e pastoral”, enquanto Pe Georgino Rocha, delegado episcopal para o diaconado na Diocese de Aveiro, faz uma síntese conclusiva e aponta perspectivas para o futuro.
