À Luz da Palavra – Exaltação da Santa Cruz – Ano A A liturgia deste Domingo, Festa da Exaltação da Santa Cruz, orienta o nosso olhar de fé para a cruz de Jesus. Nela contemplamos a prova do maior amor do nosso Deus, que tanto se aproximou de nós, que nos deu o seu Filho e o entregou na ignominiosa morte de cruz para que o pecado e o egoísmo em que vivemos atolados sejam vencidos. Ao morrer na cruz, em total entrega de amor ao Pai e à humanidade, Jesus aponta-nos o caminho do amor, único que nos conduz à vida plena e feliz, em Deus.
A primeira leitura fala-nos da caminhada geográfica e espiritual do povo de Deus pelo deserto. Foi árduo este percurso e nem sempre as opções do povo coincidiram com o projecto de Deus. Porém, o Senhor esteve sempre presente junto do povo para o ajudar a perceber as suas más escolhas e para o convidar a ir sempre mais além em busca da verdadeira liberdade espiritual. A serpente de bronze levantada sobre um poste, através da qual Deus cura o seu povo significa a vontade de Deus em nos dar vida e é um símbolo dessa força salvífica que se derrama da cruz de Cristo. Esta leitura garante-nos que Deus nunca nos abandona e que sempre nos ajuda a perceber o sem-sentido das nossas opções erradas, convidando-nos a nunca parar nessa busca da vida e da verdadeira liberdade. Estou atento aos sinais de Deus nos acontecimentos e encontro luz e força para as minhas dificuldades na contemplação da cruz de Jesus?
No evangelho, João recorda-nos que Deus nos amou de tal modo, que enviou o seu Filho único ao nosso encontro para nos oferecer a vida eterna. Convida-nos a olhar para a cruz de Jesus, a aprender com ele a lição do amor total, a percorrer com ele o caminho da entrega e do dom da vida. Ao contemplar Jesus suspenso da cruz podemos perceber quão importante é cada pessoa aos olhos de Deus. Por nós e para nossa salvação, o Pai entregou o seu Filho até à morte de cruz. Deus quer-nos vivos e felizes. Somos tentados a acusar Deus pelos males que nos afligem, pelas guerras, pelas injustiças, pelas catástrofes que trazem sofrimento e morte a tantos milhares de pessoas. O evangelho de hoje afirma com clareza: Deus ama o ser humano e oferece-lhe a vida. O sofrimento e a morte não vêm de Deus, mas são o resultado das escolhas erradas feitas por nós. Porém, sabemos que pela fé podemos descobrir o amor de Deus por nós mesmo no meio dos males que se abatem sobre nós. Costumo “ler” os acontecimentos negativos à luz da fé, ou revolto-me habitualmente contra Deus diante do mal?
Na segunda leitura, Paulo afirma que Jesus renunciou aos seus direitos como Filho amado de Deus para escolher o caminho da obediência ao Pai e do serviço à humanidade, até ao dom da sua vida. A cruz é a expressão máxima da opção que fez. É esse mesmo caminho de vida que os crentes de todas as épocas e lugares são convidados a acolher e a percorrer. Na minha vida pessoal sigo, normalmente, o exemplo de Cristo, isto é, o caminho da renúncia e da cruz, sabendo que esta é a via da vitória sobre o mal e a morte?
Leituras da Festa da Exaltação da Santa Cruz: Num 21, 4b-9; Sl 78 (77); Fl 2,2-11; Jo 3, 13-17
Deolinda Serralheiro
