NATO financia projecto da UA

A NATO / OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vai financiar um projecto de investigação da Universidade de Aveiro (UA), a desenvolver pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM).

O projecto, com início no próximo mês, visa a remediação de áreas minerais de extracção de urânio e de fosfatos, locali-zadas em Sfax (Tunísia) e em Beni-Melial (Marrocos), e terá o apoio de empresas mineiras desses dois países do Magreb e de Portugal.

A investigação, a desenvolver durante três anos por uma equipa de ecotoxicologistas, microbiólogos, químicos e fisiologistas vegetais, coordenada por Ruth Pereira, investigadora auxiliar do CESAM, vai estudar comunidades bacterianas, resistentes a metais e radionuclídeos. Estas bactérias vivem em simbiose com as raízes de plantas tolerantes a estes contaminantes.

O projecto pretende explorar as interacções entre plantas e bactérias resistentes para favorecer a reflorestação de zonas mineiras abandonadas, onde outrora foi levada a cabo a exploração de urânio e de fosfatos. Desta forma, pretende-se reduzir a mobilidade dos contaminantes e a toxicidade dos solos.

O projecto aposta também na formação intensiva de jovens investigadores, de todos os países participantes, de forma a promover as mesmas possibilidades de acesso ao conhecimento, e no reforço das relações entre os países da NATO e os países do “Diálogo Mediterrâneo”.