Está escrito Essa distorção, a que chamamos “pecado original”, consiste, simplesmente, no erro de nos fascinarmos com a presença de Deus nas suas criaturas a ponto de as substituirmos ao Criador.
Consiste na situação ridícula da pessoa que, chamada a entrar num jardim maravilhoso, se deixa embevecer pela maçaneta da porta e esquece as maravilhas do bosque. E, mais do que isso, ignora a suprema maravilha de Quem a fizera a ela e ao jardim.
É por isso que encontramos tanta gente que, completamente esquecida da finalidade para que foi criada, parece carros sem rodas nem motor, servindo de galinheiros ou barricadas. É este o drama fundamental do ser humano; criado para a suprema tarefa do universo, o louvor do Senhor do universo, rende-se muitas vezes a patéticas imitações desse louvor, feitas a criaturas.
João César de Neves, “Parábolas sobre Jesus”, Principia, pág. 65.
