Rota da Luz no Programa Aveiro Digital

Com o projecto “Tic & Tu” Com um investimento superior a cento e sessenta mil euros, “Tic & Tu” consiste no desenvolvimento e na oferta de conteúdos e serviços da Região de Turismo

No âmbito do Programa Aveiro Digital, foi recentemente aprovado o projecto “Tic & Tu”, apresentado pela Região de Turismo da Rota da Luz , o qual cobre tecnologias de informação e comunicação para disponibilização de serviços na Região.

Francisco Encarnação Dias, presidente da Rota da Luz, sublinhou que “a aprovação deste projecto, apesar dos custos assumidos, constitui um grande saldo qualitativo na prestação dos seus serviços e na afirmação da própria Rota da Luz ao serviço do turismo”. O projecto implica um investimento superior a cento e sessenta mil euros, dos quais cinquenta por cento são da responsabilidade da Rota da Luz..

O “Tic & Tu” consiste no desenvolvimento e na implementação de uma plataforma interactiva de disponibilização de conteúdos e serviços na Região de Turismo da Rota da Luz. Esta plataforma, cujo centro fica instalado na sede da instituição, em Aveiro, sustenta-se numa rede informática que cobre toda a região com ofertas turísticas e serviços segmentados.

O projecto visa dotar a Rota da Luz de um sistema eficiente de tecnologias de informação e comunicação ao serviço do turismo, bem como permitir o acesso à informação permanentemente actualizada com vista a um melhor conhecimento da região e dos serviços que nela se podem encontrar.

Dar a possibilidade aos diferentes públicos de interagir com a plataforma, através de formulários próprios requerendo informações e serviços como reservas em hotéis, congressos, espectáculos, roteiros turísticos, entre outros serviços, é outro dos objectivos do projecto, o qual visa ainda permitir aos diferentes agentes da região a disponibilização e actualização de conteúdos, e fornecer serviços através de protocolos a estabelecer com a Região de Turismo da Rota da Luz, que respeitam normas institucionais e técnicas.