13 Maneiras de Rezar

Oração Caminhar. Ler um livro. Ler a Sagrada Escritura. Exprimir um pedido do Pai Nosso. Angustiar-se profundamente por não rezar. Dormir. Como uma criança, dizer coisas a Deus. Conversar disto e daquilo. Abrir a Sagrada Escritura. Desejar, desejar desesperadamente. Escrever. Ouvir música. Permanecer em paz.

São estas as 13 maneiras de rezar apresentadas no sítio do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Ao longo de 13 pequenos textos muito belos, ilustrados com pinturas de Monet, Malhoa, Van Gogh e outros, somos guiados pelas diversas possibilidades de oração.

Alguns textos são pequenos, como este:

4.

Exprimir um pedido do Pai-Nosso

só um,

uma só vez.

Outros são maiores e mais “convencionais”, como este:

9.

Abrir a Sagrada Escritura

e aí está!

Não é um livro, não é o Livro,

é o lugar da Palavra que se estende para além das palavras

sonho sem sonho à margem do texto

ressonância através de todas as espessuras da vida

fonte cuja nascente é invisível,

pensamentos, imagens, palavras

movimentos sóbrios do coração

a Letra é necessária

o espírito vai

porque o sentido da Escritura é a vida salva.

Os textos falam sobre caminhar, entrar numa igreja e deixar vaguear o olhar, de ler um livro “sem avidez em saber / sem pretensão de disputar”, dizer coisas “como uma criança”, “ter muita fome, ter muita sede / do mundo diferente / e de si-mesmo diferente” ou de “permanecer em paz”, “coincidindo com a mais humilde humildade”.

O autor dos textos é Maurice Bellet, padre francês, nascido em 1923, que se tem dedicado a áreas que cruzam a filosofia, a teologia e a psicanálise.

Como chegar

ao texto na Internet?

O endereço é complicado; a melhor forma de lá chegar é colocar “Pastoral da Cultura” num motor de busca, entrar no sítio e a seguir clicar em “A teologia visual da beleza”. Se se perder no sítio, encontrará, decerto, muitos outros textos, imagens e vídeos que compensarão a desorientação.