Empresa diagnostica doença de Alzheimer sem erro

É de Aveiro, fundada este ano, a única empresa portuguesa que, através de um texto neuroquímico, diagnostica doença sem margem de erro.

A 2CTech, uma empresa que nasceu a partir do Centro de Biologia Celular (CBC) da Universidade de Aveiro (UA), é a única empresa em Portugal a diagnosticar sem margem de erro a doença de Alzheimer, através de testes neuroquímicos que avaliam três biomarcadores neurológicos, identifica pacientes com aquela doença neurodegenerativa, diagnosticando-a e distinguindo-a de outros tipos de demência.

Fundada em Fevereiro de 2011 pelas investigadoras Odete Cruz e Silva, coordenadora do CBC, e Margarida Fardilha, coordenadora do Laboratório de Transdução de Sinais do CBC, a 2CTech também identifica que pacientes com deficiência cognitiva leve desenvolverão Alzheimer e, através de um processo denominado genotipagem, avalia a predisposição genética de qualquer pessoa para desenvolver essa patologia.

A qualidade dos resultados do diagnóstico neuroquímico da doença de Alzheimer utilizado pela 2CTech é garantido pela participação da empresa no The Alzheimer´s Association Quality Control Program, uma associação que conta com mais de meia centena de membros e pretende normalizar, entre os laboratórios de análise europeus, o método de avaliação dos três biomarcadores necessários para identificar a doença de Alzheimer.

O teste neuroquímico que a empresa utiliza é uma mais-valia para as ferramentas de diagnóstico da doença de Alzheimer já existentes, como a avaliação cognitiva e técnicas imagiológicas.