Santa Sé e Cidade do Vaticano têm défice de 12 milhões de euros

As contas da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano relativas a 2009 apresentam um défice que se aproxima dos 12 milhões de euros. A revelação foi feita depois de terminada a 45.ª reunião do Conselho dos Cardeais para o Estudo dos Problemas Organizativos e Económicos da Santa Sé, que decorreu entre 7 e 9 de Julho.

No encontro, presidido pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, foi anunciado que as receitas da Santa Sé foram de 250.182.364 euros, enquanto que as despesas ascenderam aos 254.284.520 euros, o que resulta num défice de 4.102.156 euros.

A maior parte dos encargos refere-se aos custos dos organismos, incluindo as comunicações sociais, “com particular atenção à Rádio Vaticano”, refere um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé divulgado no sábado passado. O quadro de trabalhadores ao serviço da Santa Sé é composto por 2762 pessoas: 766 eclesiásticos, 344 religiosos (261 homens e 83 mulheres) e 1652 leigos (1201 homens e 451 mulheres).

No que diz respeito ao balanço do Estado da Cidade do Vaticano, que inclui a gestão das instituições e estruturas do território, o desequilíbrio entre receitas e despesas atinge os 7.815.183 euros, valor que apresenta uma variação positiva de quase 7,5 milhões de euros relativamente ao ano anterior.

As perdas, justificadas com os “efeitos da crise económico-financeira internacional”, foram atenuadas pela “contenção das despesas gerais”, que “permitiu recuperar as perdas do sector financeiro geradas em 2008”.

No Estado da Cidade do Vaticano, gerido independentemente dos recursos da Santa Sé, prestam serviço 1891 pessoas, das quais 75 são religiosas (38 do sexo masculino e 37 do feminino) e 1826 leigos (1543 homens e 283 mulheres).

O Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano iniciou em 2009 o estudo de uma infra-estrutura integrada de comunicações que inclui serviços de comunicações móveis, Internet e vídeo.

A instituição prosseguiu o esforço dos últimos anos na valorização do património artístico, com especial atenção aos Museus do Vaticano, alargando a sua área expositiva e os horários de abertura ao público.

O presidente da Prefeitura dos Assuntos Económicos também apresentou à assembleia a situação do Fundo de Pensões, que a 31 de Dezembro de 2009 tinha 4587 pessoas inscritas.

Óbolo de São Pedro rendeu 82,5 milhões de dólares

O “Óbolo de São Pedro”, constituído pelas ofertas das dioceses ao Papa, recolhidas sobretudo no domingo anterior à solenidade de São Pedro e São Paulo, mais os contributos dos institutos de vida consagrada, sociedades de vida apostólica, fundações e fiéis singulares, ascendeu a 82.529.417 dólares americanos, tendo-se registado um aumento dos donativos enviados pelas dioceses, comunidades religiosas e fiéis singulares.

Os maiores contributos tiveram origem nos Estados Unidos, Itália e França, sendo também significativas as ofertas da Coreia do Sul e do Japão, tendo em conta o número diminuto de católicos nestes países asiáticos.