Papa recebeu Barack Obama no Vaticano

Francisco ofereceu a Obama uma copia de "A Alegria do Evangelho"
Francisco ofereceu a Obama uma copia de “A Alegria do Evangelho”

 

 

Presidente dos EUA e Francisco estiveram reunidos mais de 50 minutos. Em foco, a liberdade religiosa, o direito à objeção de consciência e a erradicação do tráfico de seres humanos.

 

O Papa Francisco encontrou-se pela primeira vez com o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, em audiência privada que durou mais de 50 minutos, no Vaticano.
Obama foi recebido no dia 27 de março pelo prefeito da Casa Pontifícia, D. Georg Gaenswein, seguindo para a biblioteca do Papa, onde o líder dos EUA agradeceu a Francisco disse ser “maravilhoso” e uma “grande honra” encontrar-se com ele, confessando-se um “grande admirador” do pontífice argentino.
A sala de imprensa da Santa Sé emitiu uma nota de imprensa, ao início da tarde de quinta-feira, dando conta da “troca de opiniões sobre alguns temas relativos à atualidade internacional”. “Manifestou-se o desejo de que se respeitem o direito humanitário e o direito internacional nas zonas de conflito e se chegue a uma solução negociada entre as partes envolvidas”, pode ler-se.
O comunicado acrescenta que, no contexto das relações bilaterais, se abordaram “questões de especial relevo para a Igreja” nos EUA, como “o exercício dos direitos à liberdade religiosa, à vida e à objeção de consciência”, bem como a reforma migratória. “Por último, expressou-se o compromisso comum para a erradicação do tráfico de seres humanos no mundo”, conclui a nota oficial.
Os dois líderes foram acompanhados por intérpretes, durante a conversa privada que foi registada, na parte inicial, por fotógrafos e pelo Centro Televisivo do Vaticano. A delegação de Obama incluía John Kerry, secretário de Estado dos EUA, e a conselheira para a segurança interna, Susan Rice. Kerry cumprimentou o Papa como “católico” e também se se confessou um “grande admirador” que o pontífice tem feito “pela Igreja” e por “toda a gente”.
O encontro concluiu-se com a tradicional troca de presentes: Francisco ofereceu uma cópia da exortação apostólica ‘A Alegria do Evangelho’ e o presidente norte-americano retribuiu com a oferta de sementes do jardim da Casa Branca, numa caixa feita com madeira da primeira catedral dos EUA, em Baltimore.
“Porque não?” foi a reação, em espanhol, ao convite feito por Obama para que o Papa visitasse Washington.
O líder norte-americano encontrou-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin. Obama disse em conferência de imprensa que as conversações se centraram em “duas preocupações centrais” do Papa, a pobreza e os conflitos no mundo, destacando a “empatia” que é visível na forma de estar de Francisco.
Este foi o 28.º encontro de um presidente dos Estados Unidos com o Papa e Obama foi o 12º líder dos EUA a fazer uma visita oficial ao Vaticano, onde já tinha estado em julho de 2009 para se encontrar com Bento XVI.

Ag. Ecclesia