Profissionais da saúde comprometem-se publicamente

Primeiros finalistas da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro Chegaram ao fim os primeiros cursos da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA). Na quinta-feira os novos profissionais fizeram o seu compromisso

“Comprometo-me, solenemente, perante a comunidade, a exercer com competência e dignidade a minha profissão, procurando um exercício profissional de excelência”. Com estas palavras, os primeiros enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde saídos da Universidade de Aveiro fizeram o seu compromisso perante a reitora da Universidade, pais, amigos e comunidade académica em geral. A sessão decorreu no dia 23 de Junho, na Reitoria, com uma certa solenidade, pois trata-se dos primeiros finalistas da Escola Superior de Saúde.

Terminam a sua licenciatura 122 estudantes, dos quais 38 alunos do curso de Enfermagem, 31 de Fisioterapia, 31 de Radiologia e 22 de Radioterapia. Ao nível dos bacharelatos, finalizam o seu curso 61 estudantes, sendo 21 de Fisioterapia, 21 de Radiologia, 2 de Radioterapia e 17 de Terapia da Fala.

No compromisso, que obrigatoriamente faz pensar no “Juramento de Hipócrates”, que os médicos proferem no início das suas actividades, os finalistas comprometeram-se a dar “primazia às pessoas e aos grupos nas suas singulares vivências, independentemente da ascendência, etnia, língua, género”, não esquecendo, no entanto, aspectos como a constante actualização: “Promoverei a aprendizagem ao longo da vida, a inovação, a interdisciplinaridade e a participação social”.

Na sessão, dirigindo-se aos alunos, Helena Nazaré, reitora da UA, disse: “A vossa capacidade como cidadãos só o vosso percurso e vida a poderão atestar. Creio que levais convosco os instrumentos necessários para prosseguir com êxito”. E, para já, há muito optimismo quanto às saídas profissionais, visto que a maioria tem trabalho assegurado.

A ESSUA existe há quatro anos e resulta das “enormes carências” na área das Ciências da Saúde, verificada há sete anos pela UA. Alguns dos cursos ministrados, como Radiologia e Radioterapia, têm grandes componentes técnicas que já existiam nos departamentos de Biologia e Engenharia Electrónica e Telecomunicações.