Benzida em 27 de Maio de 1956 Desenhada pelo então Pároco, P. Manuel Valente dos Santos Conde, a Capela de Casaldima, na Branca, nasceu na sequência da visita da Imagem Peregrina ao Cabeço do Jardim. Aquele Pároco fez mentalidade apostólica na Freguesia – como o disse o P. Manuel Dias. Semeou o zelo apostólico, com a sua paixão pela missão da Igreja, que será uma das causas da sementeira, ao tempo, de onze sacerdotes nesta Paróquia.
No dia 27 de Maio, fez-se a evocação da efeméride da bênção da Sr.ª da Aflição, com Eucaristia, seguida de Procissão de velas, para a igreja Matriz, com os andores dos padroeiros dos lugares que se quiseram associar.
