D. João Evangelista chega atrasado duas horas

Memória CV – Há 68 anos A Diocese de Aveiro, restaurada, tem 68 anos. Completou-os no dia 11 de Dezembro. O Correio do Vouga, transformado em jornal diocesano desde a restauração, dedica as edições de 10 de Dezembro e das semanas seguintes a esse acontecimento maior. Lê-se na edição de 17 de Dezembro de 1938:

«O dia 11 do corrente não apareceu de catadura carregada. Na véspera chovera bastante, mas o dia da nossa festa dava-nos alguma esperança de manhã, apesar das nuvens que por aqui e por ali faziam rondas de ameaça.

Às 8 horas uma salva de 24 morteiros e o repique dos sinos da Câmara anunciavam-nos que este dia era grande, dia de festa, dia de regozijo intenso.

Era o dia em que entrava de novo na cidade o seu Bispo que dela fora obrigado a sair há muitos anos já.

A cidade vestia galas – ruas ornamentadas, bandeiras, galhardetes, coretos em vários locais – tudo anunciava o dia grande que ia viver-se.

O cortejo, como estava anunciado, era organizado na Branca e foram marcadas as 13 horas para a partida. A Branca, ou Souto da Branca, é o extremo norte da Diocese (Albergaria-a-Velha). O Sr. D. João de Lima Vidal aguardaria ali o início do cortejo.

Deveria chegar a Aveiro entre as 14h e as 14h30, à rua da Estação, e estar na Câmara às 15h para, depois da sessão de boas-vindas, se organizar o cortejo religioso na igreja da Vera Cruz, que seguiria para a Sé, onde se realizaria o Te Deum às 16h. Tudo isto estava no programa, mas o homem põe e Deus dispõe, e, como quase sempre acontece, em festas desta natureza, havendo de mais a mais um longo percurso a fazer com grande número de carros – uns 200 – e por meio de várias povoações, todas aguardando o seu Prelado com manifestações magníficas de entusiasmo e detendo-o e cercando o seu automóvel para o homenagear e o ver, tudo se atrasou e o cortejo chegou à cidade com mais de duas horas de atraso, o que fez retirar de Aveiro milhares de pessoas que de toda a parte aqui tinham acorrido, e deixou Aveiro de presenciar um dos mais formosos espectáculos que lhe era dado presenciar – o cortejo religioso, da igreja da Apresentação a S. Domingos [Sé] e que, como estava projectado, deveria ser magnífico de brilho e imponência.»

Apesar do atraso de duas horas, já com as ruas iluminadas, o cortejo ainda se realiza. O Administrador Apostólico, D. João Evangelista de Lima Vidal (seria nomeado Bispo de Aveiro em 1940), foi recebido em apoteose e “delirantemente aclamado” na cidade de Aveiro.