1. Pedro, antes de ter este nome, chamava-se Simão (ver Mc 3,16 e Mt 16,17ss). A mudança de nome, na Bíblia, normalmente significa que…
a) …a pessoa não está satisfeita com o nome que tem
b) …o nome velho saiu de moda
c) …essa pessoa vai ter uma missão especial
d) …essa pessoa se converteu.
2. Diz Jesus: “Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mt 5,39). Imagine a situação em concreto. Imagine que dá uma bofetada na face direita da pessoa que está à sua frente. É fácil? O que será que Jesus queria dizer com esta frase?
a) Ou eram todos canhotos no tempo de Jesus, ou Jesus não sabia como dar uma bofetada, pois a face que recebe a bofetada normalmente é a esquerda
b) Jesus sabia muito bem o que dizia. É preciso descobrir o sentido
c) Na face direita ou na esquerda, tanto faz. O importante é que Jesus quer introduzir um espírito de perdão, não de vingança
d) Talvez tenha havido um erro de tradução e onde está “direita” deva estar “esquerda”.
3. O que são as “Cartas Católicas”?
a) São as sete cartas que, no Novo Testamento, não estão dentro do conjunto atribuído a São Paulo (o “corpus paulino”)
b) São as cartas às sete igrejas do livro do Apocalipse
c) São cartas escritas pelos Papas a defender a interpretação católica da Bíblia
d) São os livros bíblicos não reconhecidos pelos protestantes.
4. Na Bíblia, a doença mais temida era…
a) …a tuberculose
b) …o cancro
c) …a lepra
d) …a gripe.
Respostas
1. c) Mudar o nome a alguém significa que vai ser confiada a essa pessoa uma missão especial. Simão passa a chamar-se Pedro, porque sobre ele Jesus edifica a sua Igreja. “Tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja”, diz Jesus (Mt 16,18). “Petros” (Pedro) é a tradução grega de “Kepha” (Cefas), que em aramaico quer dizer pedra, rocha. O chefe dos apóstolos é oprimeiro a ter esse nome. Até então ninguém usara essa palavra como nome próprio.
2. b) É verdade que Jesus quis introduzir um espírito de perdão e não de vingança, conforme se afirma na alínea c), mas é necessário descobrir o sentido da afirmação bíblica para compreender melhor o espírito de perdão.
Na verdade, há uma maneira de dar uma bofetada com a mão direita na face direita de outra pessoa: com as costas da mão. Ora, segundo as leis rabínicas do tempo de Jesus, bater com as costas da mão é mais humilhante e insultuoso que fazê-lo com a palma. O que Jesus quis dizer foi isto: Mesmo que te dirijam o mais infame insulto, não deves responder. (Sobre esta questão: “Que sabemos da Bíblia III”, ed. Paulus, de Ariel Álvarez Valdés, pág. 58)
3. a) Sob o título “Cartas Católicas”, desde a Antiguidade, estão agrupadas as cartas que não são atribuídas a Paulo: Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas. São “católicas”, isto é, “universais”, porque não têm um destinatário particular (pessoa ou comunidade), como as cartas de Paulo.
4. c) A lepra. De tal modo era temida que se pensava que até a roupa e as casas podiam ter lepra (ver Lv 13,47-59 e 14,33-57). Se aparecesse uma mancha na roupa ou nas habitações, os israelitas tomavam cuidados específicos, entre os quais pôr o objecto contaminado de quarentena. Hoje sabe-se que, mesmo em relação aos seres humanos, o povo bíblico entendia como lepra uma série de doenças da pele que, muitas vezes, nem sequer eram contagiosas.
