Comemorações dos 200 anos da Barra abrem com conferência na Universidade

No dia 3 de Abril, com a conferência ibérica subordinada ao tema “Qualidade global dos portos”, têm início as comemorações do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro (1808 – 2008), cujo programa se prolonga até Setembro de 2008.

A conferência decorrerá no auditório da Universidade de Aveiro, a partir das 9h 30m, com a recepção aos participantes, seguindo-se a sessão oficial de abertura das Comemorações do Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro, que incluirá uma sessão multimédia e intervenções de José Luís Cacho (presidente do conselho de administração da Administração do Porto de Aveiro – APA), Ribau Esteves (presidente da Câmara Municipal de Ílhavo e da AMRia – Associação dos Municípios da Ria), Natércia Cabral (presidente do conselho executivo do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos – IPTM).

Após a sessão de abertura, terá início o primeiro painel, com o tema “Responsabilidade social dos portos”, cuja introdução será efectuada por Carlos Borrego, director do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro. Os temas “A relação porto – cidade” e “O papel dos portos em matéria de ambiente e ordenamento” serão apresentados respectivamente por Enrique Caldentey, Autoridade Portuária de Barcelona – Port 2000 (entidade criada para o ordenamento do espaço portuário de Port Vell) e Teresa Fidélis, da Universidade de Aveiro.

Os trabalhos da tarde começarão com o painel “A qualidade do serviço portuário”, com nota introdutória de Costa Leite, director do Departamento de Economia, Gestão e En-genharia Industrial da Universidade de Aveiro. Seguindo-se os temas “O serviço orientado ao cliente”, por Miguel Vallina, director de estratégia e relações corporativas do Porto de Gijón, “A qualidade dos portos – perspectiva do cliente”, por Luís Cardoso, director de logística da BA VIDRO, “O modelo EFQM de excelência – gestão da qualidade total dos portos”, por José Iglésias, director de qualidade do Porto de Gijón. A síntese dos trabalhos será feita por Fernando Gonçalves, director da revista “Transportes e Negócios”.

A sessão de encerramento será presidida pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.