“A família sobreviverá e ficará mais forte”

Três perguntas a João César das Neves A família está mesmo em crise? O que está em crise na família?

Penso que a família não está em crise, sendo hoje o que sempre foi, a célula fundamental da sociedade. O que existem hoje são certas forças e processos que combatem a família, algumas explícita e abertamente. A família, como tal, sobreviverá e ficará mais forte. Mas na luta surgem muitas vítimas, pois estes fenómenos sociais estão a criar muito sofrimento, solidão, miséria, precisamente por afetarem a família.

É só pelo desemprego que a crise económica afeta a família?

A crise económica tem vários efeitos sobre a família, de muito tipo. Acima de tudo, as dificuldades que muitos hoje sentem, porque eliminam as ficções em que tantos se fiaram, estão a servir para reforçar os laços familiares. As famílias ficam mais fortes perante a adversidade.

Escreveu no “Diário de Notícias” de 30 de janeiro que perante a vaga cultural antifamília, “esbracejar face à onda é tolice e fugir cobardia”. O que podem os cristãos fazer?

Os cristãos, hoje como sempre, têm de anunciar Jesus Cristo, salvador do mundo e Senhor da história. Ele é a resposta para os acasos da economia e da vida, e também para os pecados do contra a família.