A festa da alegria e da fé

Idosos de 19 Instituições celebraram Páscoa em Avanca “Já não sabemos viver sem esta alegria, que vem do Senhor, sem nos situarmos nesta caminhada de ressurreição, sem partilharmos uns com os outros a Luz e a Vida, que são d’Ele, e que dão sentido pleno à nossa existência” – assim sintetizou Helena Osório, do movimento “Vida Mais” – Voluntariado Diocesano, a festa que no dia 4 de Abril juntou em Avanca meio milhar de idosos, jovens, crianças, pessoal e voluntários de 19 Instituições de Aveiro.

“Viver é Partilhar” foi o tema do encontro, que também contou com a participação do CUFC na organização. Disse Helena Osório que “o desafio lançado é o de cada um saber que é gota de luz unida a Jesus Cristo, iluminando o mundo no serviço aos outros, especialmente aos mais carenciados”. Nesse sentido, foram lembradas as palavras de Madre Teresa de Calcutá: “Não importa o quanto fazemos mas quanto Amor colocamos no que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos no doar”.

A primeira parte do encontro Pascal foi animada pelo grupo “Paz Inquieta”, que nasceu, fruto de esforço e colaboração de alunos e professores, no Colégio Nossa Senhora da Assunção, de Famalicão (Anadia). Com as músicas deste grupo constituído por jovens, cruzaram-se gerações e desabrocharam expressões de felicidade, entre crianças e “avós” dando as mãos e cantando.

Seguiu-se a Celebração da Eucaristia presidida pelo Pe. José Henriques, Pároco de Avanca. No final, no meio de manifestações de grande entusiasmo e carinho, ofereceu-se o lanche com o tradicional folar.

Nas palavras da responsável pelo movimento “Vida Mais”, “viveu-se um momento de unidade muito forte, um espaço privilegiado de união com Deus e os irmãos. Houve oportunidade de reafirmar a Fé e abraçar uma dinâmica de Esperança, na perspectiva dum crescimento contínuo, na vivência do Evangelho”.