O Programa Doutoral em Estudos Culturais, leccionado em conjunto pelas Universidades de Aveiro e do Minho, cuja primeira edição arranca em Outubro de 2010 no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Este programa visa formar profissionais nas áreas da criação, promoção, animação, mediação e divulgação cultural, bem como responsáveis por bibliotecas públicas, editoras, centros de produção de informação e de eventos culturais, responsáveis culturais de embaixadas ou câmaras municipais, institutos, fundações, centros culturais, entre outros.
O curso pretende ainda qualificar especialistas capazes de trabalhar em equipas multidisciplinares, para além de responder às necessidades de formação de pesquisadores capazes de produzir investigação em ambientes que exijam a articulação de diversas áreas científicas como Comunicação, História, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Educação, Literatura ou Património.
