Na Rua Com maior ou menor devoção por S. Gonçalinho, milhares de pessoas enchem o largo da capela para apanhar cavacas ou ver o espectáculo que o lançamento dos doces tradicionais do alto da capela proporciona. A dois apanhadores, na tarde de domingo, último dia das festas de S. Gonçalo, lançámos a pergunta:
Daniel Lemos,
16 anos, Estudante, Águeda
Até agora, apanhei um saco de supermercado cheio. Há muitos com cestos mais altos que o meu e é difícil. Há quatro anos que venho apanhar cavacas. Corremos, andamos uns contra os outros. É divertido.
Fernando Ferreira, 42 anos, Técnico de desenvolvimento de produto, Oliveira de Azeméis
Já apanhei três. Trata-se de uma tradição e dá para aliviar o stress. Não tenho devoção por S. Gonçalo, mas desde há uns anos venho a esta festa com a minha família.
