O Ciclo de Conferências “Aveirenses Ilustres” prossegue amanhã, 29 de Outubro, com uma sessão dedicada a Artur Prat e Alberto Sousa. Será das 18h30 às 19h30, no Auditório do Museu da Cidade (Rua João Mendonça, 9/11). Intervém José António Cristo, do Museu de Aveiro.
Artur Prat, pintor e escultor distinto, nasceu no Brasil, em 1861, e faleceu em Lisboa, em 1918. Considerava Aveiro, onde residiu e está sepultado (no Cemitério Central) a sua terra natal. Estudou em Lisboa, foi director de escolas em Portalegre, Lisboa e Coimbra. Distinguiu-se como pintor, tendo exposto na Exposição Universal de Paris e na primeira exposição portuguesa de pintura em Londres, nas Bruton Galleries. A partir de 1908 dedicou-se à escultura. É da sua autoria a obra “O Último Alento”, que encima o mausoléu onde estão os seus restos mortais e os da sua família.
Alberto Sousa, ilustrador, desenhador e aguarelista, nasceu em Lisboa, em 1880 e morreu na mesma cidade em 1961. Ilustrou publicações como a “Ilustração Portuguesa”, “O Século”, “Mundo”, “Novidades”, “A Capital”, “República”, entre outros. Colaborou com publicações estrangeiras como o “L’Illustration” e o “Illustrated London News”. São da sua autoria muitas das gravuras da “Enciclopédia pela Imagem”. A este artista se deve também o registo dos trajes tradicionais aveirenses. Alberto Sousa contribuiu para a preservação dos valores e da identidade cultural regional.
