A Diocese de Beja uniu esforços com o Ministério do Ambiente para preservar a riqueza ambiental do Baixo Alentejo, um projecto que vai permitir ainda dinamizar o património cultural e religioso daquela região.
O protocolo foi assinado entre as duas entidades no dia 11 de Janeiro. “Muitas das nossas Igrejas e santuários são locais escolhidos por espécies protegidas, em risco de extinção, para sobreviverem”, explica José António Falcão, director do Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da diocese de Beja. Espécies protegidas, como o francelho e a cegonha, encontram pontos privilegiados de nidificação nas torres dos campanários e noutros pontos dos templos.
Ao protocolo podem aderir outras entidades como municípios, associações e escolas para desenvolver acções de divulgação e protecção ambiental.
