Bicicleta é um meio de transporte no concelho da Murtosa

Os dados definitivos dos Censos 2011 revelam que a Murtosa é o concelho de Portugal com maior percentagem de população ativa que utiliza a bicicleta como meio de transporte principal nas deslocações diárias.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), 16,9% dos inquiridos do concelho da Murtosa responderam ser a bicicleta o principal meio de transporte por si utilizado para irem de casa para o trabalho ou para o local de estudo.

No indicador “população residente que vive a maior parte do ano no alojamento e que trabalha ou estuda, segundo o principal meio de transporte que habitualmente utiliza no trajeto de casa/ local de trabalho ou estudo “, a Murtosa lidera, de forma destacada, com uma percentagem de 16,9%, seguida de Ílhavo com 9,7% e de Estarreja com 6,8%. O Baixo Vouga é líder da tabela de sub-regiões, com uma média de 3,9%. A média nacional fica-se pelos 0,5%, enquanto a média da região centro se cifra nos 1,3%.

No ranking nacional de freguesias, o pódio é ocupado por três freguesias do concelho da Murtosa, com a Murtosa lidera com uma taxa de utilização de 24,3%, seguida do Monte com 22,5% e do Bunheiro com 20,8%.

Este indicador reflete apenas a utilização da bicicleta com meio de transporte e mobilidade, na população em idade ativa, não englobando a população idosa, que, no concelho da Murtosa, utiliza a bicicleta, de forma esmagadora, nas suas deslocações.

O Município da Murtosa, através do projeto “Murtosa Ciclável” tem vindo a apostar fortemente na promoção da mobilidade ciclável, como desígnio estratégico de desenvolvimento, assente em dois vetores fundamentais: por um lado a valorização da bicicleta como meios de transporte, amigo do ambiente, da saúde e da economia, e, por outro lado, como veículo privilegiado para a descoberta do património ambiental e cultural.