CIRA organiza Congresso da Região de Aveiro

Decorre nos dias 24 e 25 de Fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro. Espera-se a presença de José Sócrates no final desta iniciativa de debate sobre a região de Aveiro.

O primeiro-ministro, José Sócrates, deverá participar no “Congresso da Região de Aveiro”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), que vai decorrer nos dias 24 e 25 de Fevereiro de 2011, no Auditório do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

Este congresso, que a CIRA considera ser “um acto público que reputamos da maior importância política e social, na relação de crescimento desta entidade e da sua região, com os cidadãos e as entidades parceiras do seu desenvolvimento”, é dirigido a entidades públicas e privadas, e aberto ao público, prevendo-se que seja “um importante momento de apresentação, debate, reflexão, divulgação e dinamização dos potenciais geradores de futuro para a Região, assim como do trabalho em curso à escala regional, nacional e europeia, em prol de mais e melhor desenvolvimento, rentabilizando a oportunidade dos Fundos Comunitários do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), e dando uma primeira perspectiva sobre a Estratégia 2020 em elaboração na União Europeia”.

No primeiro dia, os trabalhos terão início pelas 10 horas, com a sessão de abertura intitulada “O Território como Valor Económico e o QREN”, seguindo-se o painel “Uma Região Empreendedora”, com os temas “Parque da Ciência e Inovação”, “Porto de Aveiro e Plataforma Logística”, “Investimentos Empresarias e o QREN”

O primeiro painel da tarde começará pelas 15 horas, e incluirá os temas “A aposta na Educação e os novos Centros Escolares”, “O investimento estratégico na Cultura e no Desporto”, “Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal”, “Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar”

“Uma Região Sustentável” é o tema geral do painel que abrirá os trabalhos na sexta-feira, e que inclui temáticas como “Águas da Região de Aveiro”, “O Projecto da Eficiência Hídrica da Região de Aveiro”,”Polis da Ria de Aveiro”, “O Novo Hospital Distrital/Central/Universitário de Aveiro”, seguindo-se o painel “Uma Região Moderna e de Futuro”, que integra os temas “Modernização Administrativa / Projecto Mais Maria”, “Projectos Municipais e Intermunicipais da Contratualização”.

A partir das 15 horas, terá início o painel “Uma Região Construída por Todos”, que abordará os temas: “Grupo de Acção Costeira da Região de Aveiro”, “Rede Urbana para a Competitividade e Inovação na Região de Aveiro”

Na sessão de encerramento, agendada para as 17 horas, intitulada “Objectivos de Desenvolvimento e Plano de Acção”, serão abordadas as temáticas: “A Região de Aveiro”, “A Região Centro”, “A União Europeia e a Estratégia 2020” e “Portugal”. Este último tema será apresentado pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates.

Cardoso Ferreira