Colectividades murtoseiras recriam “Ciclo do Milho”

No próximo domingo, a partir das 15h30, num terreno situado junto à estrada a cerca de 500 metros para nascente do Cais da Béstida, na freguesia do Bunheiro, irá decorrer o primeiro momento da recriação do “Ciclo do Milho”, que compreenderá o lavrar da terra, seguida do gradar da mesma, que culminará com o semear do milho,.numa iniciativa conjunta dos Ranchos Folclóricos “Os Camponeses da Beira-Ria”, as “Andorinhas de S. Silvestre”, da Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, da “Associação Desportiva e Recreativa das Quintas” e do Núcleo da “Fraternidade de Nuno Álvares”.

As tarefas de preparação e cultivo do terreno (lavrar, gradar e semear) serão feitas, tanto quanto possível, à semelhança daquilo que era habitual nas décadas de 50, 60 e 70 do século passado. Alfaias agrícolas, gado, sementes e métodos de trabalho, incluindo o modo de vestir dos intervenientes/figurantes, serão reportados a essa época.

Depois do milho estar semeado, no Cais da Béstida, haverá um arraial popular, com cantares ao desafio e a actuação de um Grupo Folclórico.

O “Ciclo do Milho” visa contribuir para o conhecimento da região murtoseira e dos seus habitantes, afirmando a sua cultura, a sua história, os seus usos e costumes, elementos identitários importantes para o seu enriquecimento.

O programa/integra uma exposição, na Praça Jaime Afreixo, em Pardelhas, de máquinas Floretts Kreidler, oriundas um pouco de todo o País.

O segundo momento do “Ciclo do Milho” está agendado para o dia 17 de Setembro, com o corte/ceifa do milho e o cascar/desfolhar do mesmo. No dia 1 de Outubro, ocorrerá o terceiro momento, que incluirá a última desfolhada – de S. Miguel – com as papas).