Com a Gala de Entrega dos Prémios realizada no Casino da Figueira da Foz, no passado dia 6 de Junho, onde foram entregues medalhas a todos os participantes e troféus para as melhores provas e melhores intérpretes de todas as categorias apresentadas no decorrer das sessões, chegou ao fim esta 19.ª Edição das Escolíadas.
Neste derradeiro espectáculo foram apresentadas algumas das melhores provas que passaram este ano pelas Escolíadas: Teatro: Escola Sec. D. Dinis de Coimbra e Escola Sec. de Anadia; Música e Dança: Escola Profissional da Raia de Idanha-a-Nova; Dança: Escola Secundária de Gafanha da Nazaré e Escola Secundária Mário Sacramento de Aveiro; Música: Escola Secundária Avelar Brotero de Coimbra e Colégio de Albergaria.
Para além dos prémios colectivos foram atribuídos os seguintes galardões individuais:
Melhor voz: Jenny, da Escola Secundária de Vagos; Melhor intérprete de teatro: Neide Simões – Escola Sec. Dr. João Lopes de Morais (Mortágua); Melhor intérprete de dança: Michelle Cascais, da Escola Sec. Gafanha da Nazaré; Melhor intérprete de Música: João Tavares, da Escola Sec. Jaime Magalhães Lima (Esgueira); Prémio Juventude: Prof.ª Maria João Matias, da Escola Sec. Homem Cristo (Aveiro);
O vencedor das Escolíadas foi o Colégio de Albergaria-a-Velha, que recebeu um prémio monetário de 1.250 euros, o mesmo valor que as escolas classificadas em segundo lugar (Escola Sec. Mário Sacramento de Aveiro) e em terceiro (Escola Sec. da Gafanha da Nazaré). As restantes 17 escolas participantes receberam 600 euros.
As Escolíadas são um projecto recreativo realizado desde 1990. Participam escolas secundárias de Aveiro, Coimbra e Viseu, que têm de passar por eliminatória de teatro, dança, música, pintura e claques e provas de cultura geral.
