O Papa considera que o desporto ajuda a promover o desenvolvimento da pessoa, quando é “vivido com o espírito certo”.
Esta convicção foi manifestada por Bento XVI, ao receber, no Vaticano, a equipa nacional austríaca de Esqui alpino.
“O desporto ajuda o homem a dar conta das suas próprias capacidades como um talento, e a sua vida como um dom de Deus”, referiu.
“Mesmo quando se pratica o desporto a alto nível – advertiu – há que preservar a harmonia interior entre corpo e espírito, sem reduzir o desporto apenas a uma mera busca de resultados”.
O Papa enumerou uma série de virtudes que devem caracterizar o desporto: a tenacidade, o espírito de sacrifício, a disciplina interior e exterior, e ainda o sentido de justiça, a consciência dos seus próprios limites e o respeito pelo outro.
