Equipa FC Portugal ganha dois troféus no futebol robótico

A equipa de futebol robótico FC Portugal, projecto conjunto da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, arrecadou dois segundos lugares durante a participação no RoboCup German Open 2011, que se realizou em Magdeburgo, na Alemanha, entre 30 de Março e 3 de Abril.

A equipa FC Portugal competiu nas Ligas de Simulação de Futebol Robótico 2D, onde marcou 111 golos e sofreu 7, e 3D, tendo marcado 43 e sofrido 4 golos. Em ambas as ligas foi Vice-Campeã Europeia.

Nestes campeonatos, as equipas jogam futebol entre si através de um simulador num ambiente de duas dimensões. Os jogadores e treinadores são agentes de software completamente autónomos e independentes, que, utilizando técnicas de Inteligência Artificial, devem cooperar com os outros elementos da equipa de modo a jogar futebol de forma eficiente.

A equipa FC Portugal prepara-se, agora, para participar na próxima edição do RoboCup Mundial que se realizará em Istambul, Turquia de 5 a 11 de Julho.