Escolas da diocese de Aveiro encheram-se de cor

11 de Março – Dia da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica Como ser Arco-Íris para os outros? Como, perante as tempestades da vida, ser sinal de bonança, anunciando a presença de Deus em tudo e em todos?, foram algumas das questões, no dia disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)

As escolas de todo o país aderiram à proposta do Secretariado Nacional da Educação Cristã e celebraram, no dia 11 de Março, o Dia da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

Este ano, o tema escolhido foi o Arco-Íris. O Arco-Íris que surge depois da tempestade, da tristeza, da desolação e que é sinal de paz e tranquilidade, de cor e alegria, de esperança. O Arco-Íris, sinal da Aliança de Deus com o seu povo.

“Como ser Arco-Íris para os outros? Como, perante as tempestades da vida, ser sinal de bonança, anunciando a presença de Deus em tudo e em todos? Quais as cores da esperança? E com que atitudes se pintam? Sou Arco-Íris quando dou cor à vida dos outros! É preciso encontrar as cores da nossa vida na partilha generosa do que somos e temos, construindo assim o nosso próprio Arco-Íris!” O desafio estava feito. As escolas da Diocese de Aveiro encheram-se de cor! Alunos e professores de EMRC saíram das salas de aula e envolveram toda a comunidade escolar com a sua alegria e entusiasmo. Construíram-se painéis, cartazes. Fizeram-se jogos, concursos de poemas. Vestidos com todas as cores do Arco-Íris foram ao encontro dos outros. Mais uma vez movimentaram as escolas, fizeram sentir a sua presença e foram reconhecidos.

Para se ser feliz, é preciso saber viver as dificuldades da vida, não se deixar derrubar, mas sentir a presença de Deus no Sol que se anuncia no Arco-Íris, transformando-nos em ponte para toda a humanidade. A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica dá cor à Escola. É essencial na formação dos alunos, ajudando-os a integrar todos os conhecimentos na construção de um projecto de vida, que só realiza quando vocacionado para servir os outros.

Elisa Urbano