Governo atribui medalha de ouro aos Bombeiros Novos

A Companhia Voluntária de Salvação Pública Guilherme Gomes Fernandes, mais conhecida por Bombeiros Novos de Aveiro, foi condecorada pelo Mi-nistério da Administração Interna com a “medalha de mérito de protecção e socorro, no grau de ouro e distintivo azul”, por sugestão feita pelo Governador Civil de Aveiro, Filipe Neto Brandão, ao Governo por altura da passagem do primeiro centenário daquela corporação.

No despacho assinado pelo ministro da Administração Interna, Rui Carlos Pereira, pode ler-se que a atribuição daquela medalha visa reconhecer “o percurso exemplar daquela associação ao serviço da comunidade e da protecção e socorro da população, com uma actuação sempre caracterizada pelo heroísmo, abnegação e solidariedade para com o próximo”.

O grau ouro é o mais elevado da “medalha de mérito de protecção e socorro”, enquanto o distintivo azul distingue actos de heroísmo ou de notável solidariedade, bem como, no caso de uma pessoa colectiva (como são os Bombeiros Novos de Aveiro) o decurso de exemplar existência ao serviço da protecção e socorro de populações.