Conselho Diocesano de Pastoral debruçou-se sobre o Congresso Eucarístico A grande celebração de encerramento do Congresso Eucarístico Diocesano, no dia 12 de Junho, e que será também de acção de graças pelo jubileu de D. António e Dia da Igreja Diocesana, decorrerá no Parque da Cidade de Aveiro (Jardim e Parque Infante D. Pedro) – foi a opinião do Conselho Diocesano de Pastoral, reunido na passada sexta-feira.
Este órgão de aconselhamento pastoral do Bispo de Aveiro reúne leigos, padres e religiosas das mais variadas proveniências da diocese.
Relativamente ao Congresso Eucarístico, marcado para 10 e 11 de Junho, o Conselho criticou alguma descoordenação na preparação, que foi justificada pelo pouco tempo entre o Natal e a Páscoa. Questionado sobre como divulgar melhor o Congresso (“o congresso será essencialmente o que for a sua preparação”, disse o Bispo de Aveiro), sugeriu-se a criação de uma secção permanente sobre o congresso no Correio do Vouga. O Pe Victor Marques, da Comissão Executiva do Congresso, informou que dentro de poucos dias vão chegar às paróquias cartazes e pagelas da oração do congresso, cuja primeira versão foi já apresentada aos elementos do Conselho.
O Conselho foi ainda chamado a pronunciar-se sobre as remodelações feitas no Correio do Vouga e sobre o tema da catequese na tarde da Iª Peregrinação Diocesana a Fátima, marcada para 24 de Setembro. Sugeriu-se como tema a frase de Maria nas Bodas de Caná: “Fazei o que Ele vos disser” (quando num casamento falta o vinho e Maria diz aos criados para não se preocuparem mas seguirem antes as ordens de Jesus).
Sobre o jornal da diocese de Aveiro, a generalidade dos conselheiros congratulou-se com as mudanças feitas. Algumas das sugestões foram no sentido de dar a conhecer mais o que a Igreja tem feito no campo social e da abordagem de grandes temas da actualidade nacional. Sugeriu-se, por fim, que o jornal estivesse à venda nos principais quiosques da cidade.
J.P.F.
