Santuário de Fátima O Santuário de Fátima publicou, via Internet, a versão definitiva em maqueta e algumas notas sobre o Grande Espaço Coberto para Assembleias (GECA). Trata-se da igreja da Santíssima Trindade, com capacidade para nove mil lugares sentados, para além de outras infra-estruturas de apoio aos muitos milhares de peregrinos que durante o ano demandam aquele centro religioso, de projecção universal. O seu custo está estimado em 40 milhões de euros.
Tudo indica que a construção possa iniciar-se ainda durante este Ano do Rosário, possivelmente durante o mês de Novembro, devendo ficar concluída três anos depois, como sublinhou monsenhor Luciano Guerra, Reitor do Santuário de Fátima, em conferência de imprensa.
O GECA vai ser construído na Praça Pio XII ou da Cruz Alta, começando ao cimo do Recinto de Oração, onde está o Pórtico do Jubileu 2000, e tendo o seu termo na Avenida D. José Alves Correia da Silva. Compõe-se de duas zonas principais: a da reconciliação e da igreja da Santíssima Trindade. A primeira tem áreas para peregrinos portugueses, um salão-capela de 600 lugares sentados e 32 gabinetes/confessionários. Possui também espaços reservados para os peregrinos estrangeiros com duas capelas de 120 lugares cada uma e mais 32 gabinetes/confessionários.
A segunda zona, a da igreja da Santíssima Trindade, tem a forma de um círculo de 125 metros de diâmetro, sem qualquer coluna. A altura exterior ultrapassa levemente a actual colunata, permanecendo, contudo, a torre da actual Basílica como elemento dominante em todo o recinto do santuário.
Com a capacidade de nove mil lugares, esta igreja tem espaços reservados para pessoas deficientes. Ainda possui a característica de poder ser subdividida para assembleias até três mil pessoas.
Tanto os acessos como o pavimento interior são em rampa, sem degraus, e um túnel para veículos sob a Avenida D. José Alves Correia da Silva permitirá uma vasta praça para peões, os quais poderão passar livremente da igreja para o Centro Pastoral Paulo VI.
As entradas podem ser feitas por uma porta principal, abrindo em vasto adro sobre o recinto, e por 12 portas laterais, seis de cada lado. A porta principal será consagrada a Cristo e as laterais aos apóstolos. O interior da igreja será iluminado com luz natural pelo tecto, através de janelas viradas para Norte.
O GECA engloba, como não podia deixar de ser, cabinas para a comunicação social, salas de acolhimento e sacristias, salões de apoio à evangelização e para outros eventos, instalações sanitárias, entre outras zonas para infra-estruturas técnicas.
