Memória CV * “Há falta de segurança nas escolas”, escreve-se na primeira página. Na actualidade noticiosa estavam os “lamentáveis acidentes ocorridos em edifícios escolares ou nas imediações destes – dentre os quais restarão tristemente célebres as tragédias do Cartaxo e de Telheiras (Lisboa)”.
* Ainda na primeira página, afirma-se que “é urgente a criação da reserva natural da Ria de Aveiro”. A propósito de um congresso o início de Março de 1985, defendia-se a interdição da caça nos campos de Salreu e Canelas, onde nidificam a garça-vermelha e a águia sapeira, entre outras espécies.
* D. António Marcelino escreve sobre a pobreza: “Esta coisa de pobreza e de pobres presta-se a muitas confusões e a malabarismos de linguagem que, não raro, escondem atitudes de comodismo, de egoísmo, e de insensibilidade, sob a capa de judiciosos conceitos de ordem social e até religiosa”.
* Vivendo-se o dia Cáritas a 10 de Março (de 1985), dava-se destaque ao lema: “Contra a pobreza: participação e acção”.
