Ministra da Saúde estará presente. Unidade de Cuidados Continuados começa a funcionar na segunda-feira. Até lá, pode ser visitada pela comunidade.
Com a presença da Ministra da Saúde, Ana Jorge, o Hospital de Cuidados Continuados, da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo será inaugurado no próximo sábado, pelas 11h30, entrando em funcionamento na segunda-feira seguinte.
O provedor da Misericórdia de Ílhavo, Fernando Maria da Paz Duarte, justificou o facto de a inauguração ocorrer no sábado, e a entrada em funcionamento acontecer dois dias mais tarde, para permitir à comunidade ilhavense visitar o novo hospital, uma vez que os ilhavenses têm uma grande relação de carinho para com o seu hospital, cuja primeira pedra foi lançada em 1919.
No entanto, como sublinhou, o novo edifício foi projectado e construído de raiz para acolher uma unidade de cuidados continuados, e não um hospital “normal”. A escolha dessa opção teve a ver com a proximidade do Hospital Distrital de Aveiro e também o facto do Hospital da Universidade de Coimbra “estar a 30 minutos”, pelo que a Misericórdia de Ílhavo não tinha capacidade para fazer um hospital que pudesse competir e fosse alternativa àqueles dois. A opção pela escolha de um hospital de cuidados continuados também foi justificada pela aposta que a instituição faz no envelhecimento com qualidade de vida, onde se incluem os serviços de saúde.
Fernando Maria da Paz Duarte enalteceu o apoio constante da Câmara Municipal de Ílhavo na concretização do novo hospital, bem como o apoio da comunidade ilhavense, incluindo a emigrada, com especial destaque para a de Newark.
O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ribau Esteves, afirmou que no inicio, as perspectivas de apoios financeiros externos às duas instituições (CMI e Misericórdia) era de zero. No entanto, a qualidade do projecto e a constante procura de apoios, levaram o Ministério da Saúde, através do Programa Modelar, a apoiar a obra com 750.000 euros (montante máximo permitido pelo programa), a que se juntaram mais 2.500.000 euros que a CMI conseguiu cativar do QREN, por intermédio do programa de regeneração urbana do centro histórico da cidade de Ílhavo. O custo total do hospital ronda os cinco milhões de euros.
O hospital tem 55 camas de internamento, repartidas por 23 quartos duplos e por nove quartos individuais. O novo hospital acolhe o serviço de fisioterapia e de medicina de reabilitação que a Misericórdia de Ílhavo já prestava aos seus utentes, serviço agora remodelado e ampliado, de modo a satisfazer as necessidades de um hospital de cuidados continuados.
Neste momento, o hospital possui uma equipa médica constituída por quatro médicos, a que se juntam 12 enfermeiros a tempo inteiro e mais dois a tempo parcial, e ainda a equipa que já funciona com o serviços de fisioterapia e medicina de reabilitação. A esses profissionais, juntam-se ainda auxiliares de acção médica, administrativos, pessoal de cozinha, vigilantes, entre outros, num total de cerca de 50 elementos.
Inauguração
dos arranjos exteriores
No próximo sábado serão inaugurados os arranjos urbanísticos envolventes ao hospital, nomeadamente as novas ruas de acesso, parques de estacionamento e passeios, obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Ílhavo, e que tiveram um custo da ordem dos 600.000 euros.
O Hospital de Cuidados Continuados de Ílhavo tem agora a sua frente para os novos arruamentos, e não para a EN109, como acontecia com o velho hospital, acessos que servem também a Escola Básica n.º1 / Ferreira Gordo, e que criam uma nova centralidade naquela zona da cidade de Ílhavo.
Cardoso Ferreira
