O Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) tem em curso o Inquérito Património Imaterial em Portugal, que tem como principais destinatários os agentes preferenciais nos processos de identificação, estudo e salvaguarda do Património Cultural Imaterial (PCI), entre os quais os museus da Rede Portuguesa de Museus, as unidades de investigação das áreas disciplinares mais directamente implicadas na documentação do PCI, os municípios e as direcções regionais de Cultura.
O principal objectivo do inquérito visa identificar os projectos actualmente em curso no âmbito da salvaguarda do património imaterial, em particular os que resultem na recolha e constituição de arquivos.
No quadro de articulação interinstitucional definido no âmbito do Ministério da Cultura, compete ao Departamento de Património Imaterial assegurar a articulação e o apoio técnico às direcções regionais de Cultura, bem como a outras entidades públicas ou privadas, em matéria de defesa e valorização dos bens imateriais representativos das comunidades.
