Investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro (UA), com mais 14 instituições, participam num estudo sobre fatores e medidas de prevenção da degradação dos ecossistemas mais secos na Europa.
A primeira reunião do projeto realiza-se na Universidade de Aveiro até ao dia 24 de fevereiro. Na véspera, os participantes visitarão a serra do Caramulo, caso de estudo português, onde os fogos florestais desencadearam graves alterações nos ecossistemas.
A equipa da UA, a única universidade portuguesa da parceria internacional, é liderada por Celeste Coelho e Jan Keiser. Participam também instituições de Espanha, Grécia, Itália, Chipre, França, Reino Unido, Suíça e Holanda.
O projeto, denominado CASCADE, pretende contribuir para a compreensão do valor ecológico dos ecossistemas mais secos e desenvolver metodologias de alerta e estratégias de gestão sustentável para as mudanças que estão a acontecer nas zonas mais secas do sul da Europa.
